quinta-feira, junho 23, 2022
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COMO CRIAR UM APLICATIVO PARA SUA EMPRESA

Com a expansão do desenvolvimento de aplicativos móveis acelerando rapidamente, mais e mais empresas se inclinam para tipos de software mais portáteis para representar suas marcas. Embora os sites clássicos continuem sendo um ativo poderoso, os aplicativos móveis em 2021 chamam a atenção e exibem taxas de retenção de clientes impressionantes.

O crescimento do setor móvel é tão grande que os especialistas prevêem 350 bilhões de downloads nas lojas de aplicativos oficiais e de terceiros para Android e iOS este ano. Para as empresas que ainda não estão a bordo, é hora de olhar para o desenvolvimento móvel e aproveitar a chance de superar seus concorrentes ao investir em um empreendimento útil e voltado para o futuro.

Neste artigo, mostraremos como criar um aplicativo para sua empresa e que influência ele pode ter em suas vendas, receita e posição de mercado.

Veja como sua empresa pode se beneficiar de um aplicativo móvel

Os aplicativos móveis em 2021 podem atuar como um produto central do seu negócio, um canal de marketing, um poço de dados para análises e uma porta de entrada para uma comunicação mais personalizada e direcionada com seus clientes.

Vamos dar uma olhada em alguns dos resultados mais significativos do desenvolvimento de aplicativos personalizados e determinar por que sua empresa precisa de seu próprio aplicativo.

Aplicativo móvel como produto principal

Hoje em dia, uma empresa pode desenvolver um aplicativo móvel como seu produto principal e tecer os negócios em torno dele. Para muitos setores, um aplicativo móvel é a principal fonte de lucro, bem como o ativo mais valioso.

Os nichos mais compatíveis com dispositivos móveis incluem o seguinte:

  • fintech: pagamentos online, rastreamento de despesas, investimentos, seguros, negociação de criptomoedas;
  • entrega: pedir comida ou itens e recebê-los;
  • telemedicina: consultas virtuais, agendamento de visitas, recebimento de laudos laboratoriais, revisão do histórico médico dos pacientes;
  • educação: cursos online, certificados digitais, crédito universitário possível;
  • mobilidade: serviços do tipo Uber, compartilhamento de carros, viagens espontâneas e programadas e aluguel de veículos; 
  • viajar: reservar passagens e hotéis, planejar viagens, baixar mapas de localização;
  • mercados de freelance como Upwork: conecte freelancers com clientes;
  • serviços domésticos sob demanda: reparos, limpeza e manutenção doméstica, decoração, jardinagem e assim por diante.

Além disso, você não fica particularmente inibido se não quiser adotar uma abordagem aprofundada para aprender como criar um aplicativo do zero , já que empresas de desenvolvimento de software como a SoftWrap oferecem serviços e orientação de desenvolvimento de alta qualidade.

Base de clientes expandida

Como um canal de marketing, um aplicativo móvel geralmente é mais viral do que uma página da web clássica. Ele atrai um público maior, e as pessoas irão compartilhá-lo com mais facilidade se gostarem. Além disso, os aplicativos são apresentados em lojas de aplicativos, ao contrário de sites que são virtualmente impossíveis de descobrir sem especificamente procurá-los.

Melhor visibilidade da marca

Outra razão para desenvolver seu próprio aplicativo é sua capacidade de aumentar muito o conhecimento das pessoas sobre sua marca. Quando um usuário em potencial abre o aplicativo, é saudado pelo design específico que você escolheu para representar sua empresa: as cores, a sensação do aplicativo, seja ele moderno e chamativo ou sofisticado e minimalista. À medida que os usuários se acostumam com o aplicativo, eles ficam mais propensos a notar sua marca também em outras mídias.

Conexão personalizada e direta

Os aplicativos móveis geralmente parecem mais pessoais do que os sites. Eles estão sempre a um toque de distância e os usuários os veem várias vezes ao longo do dia simplesmente pegando seus telefones. Esta forma de comunicação amplia o sentimento de rapport entre o usuário e a empresa, e só é reforçada por formulários de feedback simplificados e suporte por chat 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Melhor fidelidade e retenção de clientes

Como resultado de uma presença constante na vida de uma pessoa, os aplicativos móveis aumentam a fidelidade do cliente às marcas que representam. Além disso, como smartphones e mensagens de texto estão rapidamente se tornando os meios de comunicação preferidos de muitos clientes, as empresas sem aplicativos logo ficarão para trás em relação à concorrência, pois os consumidores migrarão para empresas que oferecem soluções modernas.

Mais dados para análises

As empresas reúnem toneladas de dados sobre seus clientes por meio de aplicativos. Se você criar um aplicativo móvel , será possível aproveitar todas essas informações sobre as preferências dos usuários, compras e menções públicas para ajustar seu marketing e personalizar recomendações. Analytics também ajuda a prever a demanda e melhorar a experiência do usuário.

Vantagem competitiva

Aprender como fazer um aplicativo pode dar à sua empresa uma vantagem sobre a concorrência do setor, atraindo e retendo mais clientes, aumentando as vendas e acumulando dados para analisar e alavancar. No que diz respeito às operações internas, os aplicativos móveis também podem trabalhar para otimizar e automatizar os processos corporativos e melhorar a produtividade dos funcionários.

Ciclo de vida de desenvolvimento de aplicativos : os 3 estágios

O ciclo de vida de desenvolvimento de software consiste em três estágios principais: pré-desenvolvimento, desenvolvimento e pós-implantação. Cada um desses marcos contém várias etapas que transformam sua ideia em um ativo lucrativo.

Embora os detalhes possam variar para sua empresa, ainda é útil aprender como criar um aplicativo passo a passo antes de começar.

1. Pré-desenvolvimento

Defina seus objetivos

Uma grande parte do projeto consiste em identificar quais metas e objetivos você tem. Examine sua ideia inicial e defina quais objetivos, valores e propósito ela tem, como você deseja que os usuários percebam o aplicativo e que direção você pode escolher para expandir no futuro.

Realizar pesquisas de mercado

Estude seu público-alvo potencial, concorrentes e tendências no nicho escolhido antes de pular para o desenvolvimento. Você pode começar dissecando aplicativos semelhantes ao seu: preste atenção aos modelos de monetização, recursos, taxas de satisfação do usuário e lacunas de funcionalidade ou desempenho que seu software pode preencher.

Além disso, observe o que une os aplicativos em seu setor. Eles refletem a funcionalidade típica que os usuários em seu setor esperam, e não incluí-la pode ser um grande revés.

Em termos de pesquisa de cliente, comece a esboçar a visão de seu público-alvo assim que tiver a ideia de desenvolver um aplicativo . Em primeiro lugar, esta pesquisa revela quais recursos, design e estratégia de marketing você deve empregar. Em segundo lugar, seu público-alvo define a pilha de tecnologia e as plataformas do aplicativo.

Escolha um modelo de monetização

Quer um aplicativo móvel seja o seu produto principal ou um complemento ao seu negócio, é crucial estabelecer como ele gerará receita. Várias maneiras comuns de monetizar o aplicativo incluem

  • anúncio;
  • marketing afiliado;
  • versão premium paga ou plano de assinatura;
  • taxas de transação para aplicações financeiras;
  • produtos virtuais para aplicativos de jogos; e 
  • Compras dentro do aplicativo.

Como o modelo de monetização escolhido afetará o design da interface do usuário e, em última instância, toda a jornada do cliente, é essencial resolver isso logo no início do processo de desenvolvimento do aplicativo .

Escreva uma especificação funcional

Depois de ter um entendimento profundo de sua ideia e nicho de mercado, é hora de passar para estágios mais concretos de desenvolvimento de aplicativos . Comece criando uma especificação funcional completa para seu aplicativo .

A especificação reúne sua visão do produto final, requisitos detalhados, recursos e opções de design. Ele também define casos de uso e examina como as necessidades dos clientes se alinharão com os objetivos da sua empresa. A especificação funciona como uma versão final do seu plano: ela define o escopo do processo, ilustra como todos os bits de funcionalidade devem funcionar juntos e determina as ações exatas que transformarão sua visão em um produto de qualidade.

Crie um design UX / UI completo

Projetar a interface e moldar a melhor experiência possível do usuário é um dos momentos essenciais no desenvolvimento de aplicativos .

No geral, o UX atua como uma espinha dorsal do aplicativo. Ele define a aparência e a lógica de seu software, planejando todos os principais elementos de funcionalidade, suas interações e efeitos sobre os usuários. Portanto, é essencial construir a UX neste estágio inicial para garantir que o aplicativo seja intuitivo e envolvente.

A IU funciona para trazer brilho ao seu aplicativo e distingui-lo da concorrência massiva no mercado. Ao discutir a interface do usuário com seus designers, tente infundir o aplicativo com detalhes que destacam as partes mais fascinantes de sua empresa. Sinta-se à vontade para ser criativo, mas lembre-se de que a IU deve se alinhar à UX e aprimorá-la ainda mais.

Leia mais sobre como criar uma IU atraente: design de aplicativo móvel. Do projeto à obra-prima

Na SoftWrap, usamos esse estágio no desenvolvimento de aplicativos móveis personalizados para explorar como o produto final se sentirá e se comportará, e também fornecer aos nossos clientes a oportunidade de testar seus recursos desejados.

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Construir um protótipo visual interativo

Assim que o design estiver concluído, é hora de anexá-lo a um protótipo funcional de seu aplicativo. Esse estágio é crítico quando você está desenvolvendo um aplicativo do zero, porque a prototipagem ajuda a testar a primeira versão do aplicativo e evita o desperdício de recursos ao corrigi-lo na produção se você decidir fazer algumas alterações.

Ter um protótipo interativo também é útil para reuniões de argumento de venda e testes de campo entre um pequeno número de usuários.

Projete um roteiro de desenvolvimento

A etapa final de pré-produção é a criação de um roteiro visual do seu projeto. Deve conter todos os marcos principais, fluxo de desenvolvimento, pontos de verificação de progresso e outros detalhes que ajudam a manter a supervisão sobre o processo e manter o projeto dentro dos requisitos de prazo.

2. Desenvolvimento

Desenvolvimento de aplicativo móvel

Este estágio pode progredir de várias maneiras, dependendo de quão complexo seu aplicativo é. As três principais categorias de software móvel por complexidade são

  1. Simples. O aplicativo é baseado em modelos de código aberto e consiste principalmente em menus suspensos. Todos os dados necessários para o funcionamento do aplicativo são armazenados nos dispositivos dos usuários.
  2. Suportado por banco de dados. O aplicativo extrai os dados necessários de um banco de dados externo em vez de um armazenamento local.
  3. Combinado. A informação é espalhada pela memória do dispositivo e por vários bancos de dados.

Depois de determinar qual funcionalidade é necessária, sua equipe construirá o back end , criando e configurando os servidores necessários, iniciando interações de API e configurando bancos de dados.

O kit de ferramentas para desenvolvimento será amplamente ditado por suas plataformas de destino. O software para usuários da Apple é criado com mais frequência usando Objective-C e Swift. Os aplicativos Android são escritos principalmente em Java, C ++ e JavaScript, adicionando HTML / CSS para o front end.

Para produzir um aplicativo de alta qualidade e lançá-lo o mais rápido possível, incentive a colaboração de sua equipe com outros departamentos e envolva especialistas em garantia de qualidade (QA) para testar o aplicativo em tempo real e corrigir quaisquer problemas que surjam rapidamente.

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Controle de qualidade e correção de bugs

Os tipos de controle de qualidade praticados com mais frequência incluem testes de unidade, testes de integridade, desempenho e teste de aceitação. Para garantir a resiliência do aplicativo a casos de uso incorretos e ataques cibernéticos em potencial, empregue a automação para auxiliar o teste manual e repita o procedimento ao adicionar um novo recurso ou alterar o código.

Depois de ter um protótipo funcionando perfeitamente, libere-o em um grupo pequeno e controlado de usuários para teste de campo. Estude o feedback deles e considere quais melhorias podem tornar o UX melhor antes de ir ao ar nas lojas de aplicativos.

Desdobramento, desenvolvimento

Quando o aplicativo estiver pronto, é hora de liberá-lo. Tanto o Google Play quanto a Apple App Store impõem um período de revisão de vários dias, portanto, planeje sua implantação com antecedência e considere a possibilidade de atrasos.

Embora a implantação seja um marco significativo no desenvolvimento de um aplicativo , não é o culminar do processo. Da mesma forma que a fase de pré-produção, o período de pós-lançamento contém muito trabalho necessário para conquistar novos usuários e tornar o aplicativo lucrativo.

3. Pós-lançamento

Promova seu aplicativo

O marketing é o que leva a ideia até a porta dos clientes em potencial quando você cria um software. Escreva uma descrição atraente que contenha palavras-chave relevantes para tornar o aplicativo mais detectável. Você também pode buscar serviços de SEO e marketing de sua empresa de desenvolvimento de software .

Além de otimizar os detalhes do aplicativo, use vários canais de marketing e anuncie seu software em mídias sociais, blogs de influenciadores, sites de empresas parceiras, YouTube e plataformas de podcast. Segmente os canais que seu público prefere. Por exemplo, se seu aplicativo for voltado para uma geração mais jovem, comercializá-lo no TikTok e no Instagram será mais eficaz do que confiar no Facebook.

Rastrear KPIs

Os principais indicadores de desempenho (KPIs) são representados por valores quantificáveis ​​que refletem o progresso do seu aplicativo no mercado depois de iniciá-lo. Monitorá-los e analisá-los ajuda a entender o desempenho do aplicativo e o que precisa ser melhorado.

Os principais KPIs a serem considerados incluem

  • taxa de crescimento do usuário;
  • downloads, instalações e desinstalações;
  • trava;
  • registros e assinaturas de usuários, se aplicável;
  • taxa de retenção do usuário;
  • quanto tempo por sessão os usuários normalmente passam no aplicativo;
  • quanto tempo leva para os usuários instalarem atualizações;
  • o número médio de usuários ativos diários / semanais / mensais;
  • Compras dentro do aplicativo; e 
  • a receita da empresa por usuário.
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Colete feedback

O feedback do usuário está entre os indicadores mais confiáveis ​​do desempenho do aplicativo. Incentive os clientes a enviar feedback, tornando a seção correspondente facilmente disponível no aplicativo.

Faça melhorias

Quando você coletar feedback suficiente, analise os relatórios e diferencie as áreas potenciais de melhoria. Também é benéfico observar os recursos e detalhes que causam a maior satisfação do cliente. Você pode aplicar esses insights para aprimorar seu aplicativo e não apenas ganhar novos usuários, mas também aumentar as taxas de retenção dos existentes.

Realizar manutenção e suporte

Uma vez que a onda inicial de downloads se estabilize, a manutenção se tornará mais rotineira, mas não menos importante. Monitore constantemente o desempenho do aplicativo e o feedback do usuário e forneça patches, correções de bugs ou atualizações quando necessário. Se você optar por terceirizar o desenvolvimento de aplicativos móveis , a empresa fornecedora também poderá fornecer serviços de manutenção.

Por que terceirizar o desenvolvimento de aplicativos?

Na SoftWrap, fornecemos aos nossos clientes todos os serviços necessários, incluindo suporte. A equipe de desenvolvimento assume total responsabilidade por suas criações, reparando quaisquer bugs pré e pós-lançamento.

Terceirizar o desenvolvimento de aplicativos para uma empresa é inestimável neste estágio. O trabalho no aplicativo é contínuo devido à diferença de fuso horário. Você pode trocar feedback que tiver durante a noite e saber que pela manhã tudo será consertado. Conveniente, não é?

Também é importante fazer atualizações de vez em quando. O mundo está mudando, você tem que ser flexível. Com uma empresa de desenvolvimento de software, você não precisa manter uma equipe interna de desenvolvedores. Você também não precisará se preocupar com a disponibilidade de seu freelancer. E o que é ainda mais importante, você obviamente não precisará esperar meses pelas atualizações de um serviço do tipo faça você mesmo. Com uma empresa de software, atualizar seu aplicativo é fácil.

Tem uma ótima ideia para um aplicativo, mas não sabe por onde começar? Reserve uma consulta gratuita sobre o seu projeto!

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Jilvan Pinheirohttps://www.linkedin.com/in/jilvanpinheiro/
Senior Partner do Grupo Rocket (SoftWrap, UXP e outras empresas). Cursou Economia da Inovação em Harvard, mestrando em Finanças pela FEA-USP, formado em Ciências Físicas e Biomoleculares pela USP.

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