quinta-feira, junho 23, 2022
HomeEmpreendedoresPor que a SoftWrap não assina NDAs e você não deve se...

Por que a SoftWrap não assina NDAs e você não deve se preocupar com isso

Muitos empreendedores são incrivelmente sensíveis em compartilhar sua ideia de bilhões de reais com qualquer pessoa. A ideia de enviar um argumento de venda para um grupo de investidores, ou mesmo de lançar sua ideia no palco ou youtube, é assustadora… e se alguém roubar a minha ideia!?

Os investidores obviamente têm dinheiro para roubar qualquer ideia, então por que você simplesmente entregaria a eles um projeto de um bilhão de reais?

Os NDAs parecem uma ótima maneira de proteger sua valiosa ideia, mas isso pode realmente prejudicá-lo a longo prazo. A exigência de um NDA impede que os empreendedores obtenham feedback sobre a solução do problema, que provavelmente precisará de refinamento e críticas. Em vez de se concentrar na ideia, você deve se concentrar no problema que ela está tentando resolver.

Quando um investidor deseja ouvir um argumento de venda e não está disposto a assinar um NDA, alguns empreendedores hesitam em compartilhar sua ideia, mesmo que isso possa resultar em um investimento. Aqui estão alguns motivos pelos quais você pode querer dar um passo atrás no NDA e incentivar o livre fluxo de ideias.

Os investidores não estão construindo produtos sozinhos.
Qualquer empresário sabe que construir um negócio exige sangue, suor, lágrimas e o trabalho mais árduo que já encontrou. A maioria dos investidores já fez o trabalho árduo e não está interessado em fazê-lo novamente. O objetivo dos investimentos é fazer o dinheiro trabalhar para eles, para que possam relaxar e desfrutar do processo de mentoria e curadoria. Os investidores-anjo e os VC têm tantos negócios em seu prato que certamente não têm tempo nem paixão para construí-los como o empreendedor que abriu a empresa pode.

Os investidores estão interessados na equipe que está construindo o produto, e isso é normalmente mais importante do que a ideia em si. Em vez de focar na ideia usando um NDA, o empreendedor deve compartilhar seus sucessos anteriores e capacidade de resolver o problema de mercado e aproveitar uma oportunidade de mercado.

A CVM pode ter um problema com isso.
Se uma empresa estivesse pegando ideias e criando uma fábrica de inventores e desenvolvedores para transformar seu negócio em algo grande, o governo poderia encrencar com isso. A comunidade de risco não pode simplesmente andar por aí como ricos barões roubando ideias valiosas e deixando pobres empreendedores sem um tostão e sem teto.

Outras empresas podem ter semelhanças.
Investidores olham para milhares de apresentações e empresas, e há uma chance de que a ideia de um empreendedor não seja tão nova ou original quanto eles pensam. Se um VC assinar um NDA, tipos litigiosos podem vir atrás dele se investirem em uma empresa com recursos ou serviços competitivos, o que é apenas uma dor de cabeça. Alguns NDAs podem até limitar o VC de ouvir argumentos de vendas de empresas da mesma categoria.

Infelizmente, há um subconjunto de pessoas que processarão praticamente qualquer coisa, e quando as empresas são forçadas a assinar um NDA com esses tipos, apenas respirar errado pode levar a um processo judicial.

A maioria dos NDAs não se sustentam no tribunal.
Mesmo com um NDA assinado, você precisa provar que a pessoa que está processando fez tudo o que você está acusando. Você tem que provar que não havia outro meio pelo qual eles poderiam ter encontrado as informações. Se o que você disse a eles estiver disponível publicamente, não será válido no tribunal.

Você terá que fornecer evidências de que eles fizeram isso com pleno conhecimento. Não menos importante, você precisará de dinheiro suficiente para sobreviver no tribunal contra uma empresa que tem milhões de reais e pode arcar com isso ao longo do ano. Você também deve observar que muitos não se sustentam no tribunal devido à imprecisão.

Quando um NDA é necessário.
Saiba com quem você está falando e faça uma rápida pesquisa no Google para ter certeza de que a pessoa com quem está falando é um investidor real. Já houve casos de “espiões” usando informações falsas e roubando ideias em setores específicos, sendo um deles o caso de funcionários da Mattel imprimindo cartões de visita falsos e se apresentando para roubar ideias da rival MGA. Se a pessoa parecer suspeita, insista em um NDA e seja um pouco cauteloso.

Se uma pessoa vai mergulhar fundo na sua “receita” ou no próprio código, e há algo completamente novo, então considere usar um NDA, pois eles estarão olhando para tudo o que você está fazendo.

Como se proteger.
Os decks de argumentos de venda são facilmente compartilhados. Isso pode funcionar a seu favor, visto que os investidores podem compartilhar com outros parceiros ou pessoas na comunidade de investidores com quem sua empresa possa trabalhar bem. Em vez de usar um NDA para abafar o entusiasmo de um investidor, use uma plataforma de compartilhamento de deck que permite que você veja quem está assistindo à sua apresentação. Se o compartilhamento começar a se tornar suspeito, você poderá revogar o acesso.

A vantagem de usar um software para compartilhar o deck, como o PandaDoc (que adoro), é ver onde o investidor estava mais interessado ou passava mais tempo. Saber que ele gasta muito tempo no slide de receita pode significar que ele não entende totalmente o modelo, ou realmente gosta dele. O empresário tem a oportunidade de acompanhar e ter certeza de que tudo está claro como cristal.

Um brinde e sucesso nos negócios!

Anúnciospot_img
Jilvan Pinheirohttps://www.linkedin.com/in/jilvanpinheiro/
Senior Partner do Grupo Rocket (SoftWrap, UXP e outras empresas). Cursou Economia da Inovação em Harvard, mestrando em Finanças pela FEA-USP, formado em Ciências Físicas e Biomoleculares pela USP.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Populares

Comentários Recentes