Vender é a base, o cerne de sustentação de toda e qualquer empresa. Podemos ter um ótimo produto e até mesmo uma produção de alta qualidade. Mas, se as vendas não acontecerem, a empresa fecha as portas.
Contudo, apenas vender não basta. É preciso ter processos, sistema e estratégias para gerenciar a relação com os clientes para satisfazer e fidelizar eles. Ao mesmo tempo, ajudar a reduzir custos e aumentar a qualidade e os lucros do negócio.
O que é CRM? Conceito e definição
CRM é a sigla de Customer Relationship Management. Ou então, gestão do relacionamento com o cliente. Salvo raros casos ou nichos de mercado, as vendas jamais acontecem no primeiro contato, sem um relacionamento forte.
É comum encontrar softwares conhecidos como CRM, mas seu conceito vai muito além.
Então, voltando. CRM é um conjunto que envolve: estratégias, práticas, políticas e tudo mais que envolve a gestão, análise e contato com o cliente. O objetivo? Fidelizar e satisfazer o cliente cada vez mais.
Ele também foca também na captação de novos clientes. Como?
Prevendo e antecipando tendências e necessidades dos clientes em potencial, apresentando os melhores canais para alcançá-los.
Veremos isso em CRM de Marketing mais adiante.
Afinal:
- CRM é um software. Um sistema que permite as empresas gerenciarem o relacionamento com os clientes;
- CRM é um processo. Ele organiza todas as etapas para você se relacionar, encantar e vender para seu cliente;
- CRM é uma estratégia. Com o software você sabe exatamente o que e como fazer para conquistar mais clientes em menos tempo;
- CRM é um departamento. Melhor amigo da sua equipe de vendas, é ele quem elimina tarefas robóticas e transforma o vendedor em um consultor e um facilitador;
- CRM é cultura organizacional. Torna a empresa um lugar muito melhor. Afinal, ele aprimora processos, melhora resultados e traz ganhos financeiros e pessoais para todos.
Benefícios do CRM para as empresas: o que é e para o que serve o CRM?
O grande benefício do CRM de vendas, como software de gestão de relacionamento com o cliente, é a criação de um grande banco de dados. Dentro dele há informações relevantes sobre as pessoas que entraram em contato com o negócio e que estão interessadas no produto ou serviço oferecido.
O que seria de um negócio sem seus clientes? Clientes são indispensáveis para a sobrevivência de uma empresa. É algo óbvio. Mas como garantir o sucesso desse negócio?
O mercado evoluiu e se deu conta de que o cliente deve ser o centro das atenções. Todos os esforços de uma empresa para venda de algo têm como objetivo final satisfazer seu cliente.
Através do CRM de vendas é possível gerar mais fidelização e satisfação do cliente. As empresas simplificam o contato com ele – o que traz maior valor para a marca.
Mas, para realizar um trabalho que atinja a dor do cliente e o leve a comprar novamente, é preciso ter um processo organizado e bem definido.
Uma falha durante todo esse processo pode botar todo o planejamento a perder.
O sistema CRM de vendas já se mostrou como uma das principais ferramentas. E os resultados de sucesso que ele entrega comprovam isso.
Quer conhecer mais sobre como o CRM de vendas pode auxiliar seu negócio a se tornar uma referência entre seus clientes?
Separamos 6 entre tantos benefícios que esse sistema traz para as organizações.
Confira:
1 – Todas as equipes da sua empresa produzem mais
É o CRM de vendas quem facilita o acesso a informações por qualquer pessoa na empresa.
Ele garante rapidez e foco nas equipes envolvidas. Mas não só a de vendas. Marketing e o próprio serviço de relacionamento com o cliente também se beneficiam.
Produtividade está relacionada a tempo. Uma equipe produtiva passa a criar o mesmo que criava antes, mas em menos tempo.
E você sabe o que isso significa, certo? Um negócio mais produtivo vende mais em um tempo menor que a concorrência.
2 – Seus vendedores vendendo muito mais
Sabe o tempo que seus vendedores precisavam para identificar oportunidades em meio a um mar de leads e prospects?
Já não existe mais.
E as tarefas de juntar todos os dados e informações necessárias para um contato para tentar gerar uma venda?
Terminaram.
O sistema permite que o vendedor navegue com facilidade entre cada categoria de lead.
Ele poderá observar o seu histórico de compra, tipo de relacionamento com seu negócio e dados pessoais.
Mais do que isso, você e sua equipe saberão em que estágio do funil de vendas ele se encontra.
Assim, é possível chegar no lead de maneira muito mais pontual e direta, mas ainda de modo sutil.
Ou seja, é desta forma que se desenvolve uma relação. Mesmo não resultando em venda, a empresa cria o vínculo entre lead e vendedor.
3 – Todos os dados do cliente em um mesmo local
Esse benefício está conectado ao anterior. A facilidade que um sistema CRM proporciona, para gerenciar cada cliente de forma individual, torna a venda muito mais dinâmica.
Rapidez de atendimento e solução acelerada do problema são outros fatores positivos. Afinal, é uma plataforma que apresenta todo o histórico de compra de um cliente.
Ela permite que análises de comportamento e indicação de produtos relacionados funcionem de modo automático.
Isso torna a relação com o cliente mais rápida e humana. Afinal, o sistema permite, de modo automático, que o cliente tenha acesso a tudo o que necessita de modo muito mais ágil.
4 – Você entende melhor a sua empresa e o seu produto
Para que o CRM Estratégico traga resultados para o seu negócio, é essencial que a empresa esteja organizada em seus processos e com foco no cliente.
Assim, o software poderá ser um poderoso aliado. Ele guiará o desenvolvimento de um plano de gestão do relacionamento com o cliente realmente efetivo.
Com o software de vendas, é obrigatório que a empresa conheça muito bem o seu produto. Também o seu mercado e que tipo de cliente irá lidar. Deve ter plena certeza de seu objetivo e onde deseja chegar.
5 – Os clientes entendem melhor a sua empresa e o seu produto
Quando a “lição de casa” é feita, e a empresa tem foco e metas traçadas, é muito mais fácil vender uma ideia e ter o cliente como parceiro em alcançar esses objetivos.
Seu consumidor passa a ter mais segurança ao lidar com uma marca que o entende. Que sabe o que ele precisa (e como precisa), passando a se identificar e gerar valor para essa marca.
Isso, como já dissemos, gera divulgação, reconhecimento e respeito por sua marca. Os frutos podem ser tanto um up sell como novos compradores.
Com isso, você estará garantindo o sucesso de sua empresa. E tudo isso com uma só ferramenta…
6 – O uso do CRM de vendas humaniza seu negócio
Conversar com alguém que já conhecemos facilita tudo. Até mesmo solucionar problemas é mais fácil quando fazemos isso com que já nos é familiar.
E é isso que o CRM de vendas cria entre seu cliente e sua empresa.
O cenário ideal é possível. Você pode ter um contato direto e individual com cada cliente, com todas as informações necessárias para solucionar qualquer tipo de dúvida.
Soluciona as necessidades e desfaz todo tipo de problema relacionado ao seu produto.
Ter a certeza de que se é ouvi traz muito mais segurança ao cliente, que passa a confiar em seu negócio.
Isso garante uma nova venda no futuro. Além, claro, da divulgação espontânea a partir desse cliente para outras pessoas.