quinta-feira, junho 23, 2022
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CRM: o que é CRM, tipos, benefícios e tudo que você precisa saber

Vender é a base, o cerne de sustentação de toda e qualquer empresa. Podemos ter um ótimo produto e até mesmo uma produção de alta qualidade. Mas, se as vendas não acontecerem, a empresa fecha as portas.

Contudo, apenas vender não basta. É preciso ter processos, sistema e estratégias para gerenciar a relação com os clientes para satisfazer e fidelizar eles. Ao mesmo tempo, ajudar a reduzir custos e aumentar a qualidade e os lucros do negócio.

O que é CRM? Conceito e definição

CRM é a sigla de Customer Relationship Management. Ou então, gestão do relacionamento com o cliente. Salvo raros casos ou nichos de mercado, as vendas jamais acontecem no primeiro contato, sem um relacionamento forte.

É comum encontrar softwares conhecidos como CRM, mas seu conceito vai muito além.

Então, voltando. CRM é um conjunto que envolve: estratégias, práticas, políticas e tudo mais que envolve a gestão, análise e contato com o cliente. O objetivo? Fidelizar e satisfazer o cliente cada vez mais.

Ele também foca também na captação de novos clientes. Como?

Prevendo e antecipando tendências e necessidades dos clientes em potencial, apresentando os melhores canais para alcançá-los.

Veremos isso em CRM de Marketing mais adiante.

Afinal:

  • CRM é um software. Um sistema que permite as empresas gerenciarem o relacionamento com os clientes;
  • CRM é um processo. Ele organiza todas as etapas para você se relacionar, encantar e vender para seu cliente;
  • CRM é uma estratégia. Com o software você sabe exatamente o que e como fazer para conquistar mais clientes em menos tempo;
  • CRM é um departamento. Melhor amigo da sua equipe de vendas, é ele quem elimina tarefas robóticas e transforma o vendedor em um consultor e um facilitador;
  • CRM é cultura organizacional. Torna a empresa um lugar muito melhor. Afinal, ele aprimora processos, melhora resultados e traz ganhos financeiros e pessoais para todos.

Benefícios do CRM para as empresas: o que é e para o que serve o CRM?

O grande benefício do CRM de vendas, como software de gestão de relacionamento com o cliente, é a criação de um grande banco de dados. Dentro dele há informações relevantes sobre as pessoas que entraram em contato com o negócio e que estão interessadas no produto ou serviço oferecido.

O que seria de um negócio sem seus clientes? Clientes são indispensáveis para a sobrevivência de uma empresa. É algo óbvio. Mas como garantir o sucesso desse negócio?

O mercado evoluiu e se deu conta de que o cliente deve ser o centro das atenções. Todos os esforços de uma empresa para venda de algo têm como objetivo final satisfazer seu cliente.

Através do CRM de vendas é possível gerar mais fidelização e satisfação do cliente. As empresas simplificam o contato com ele – o que traz maior valor para a marca.

Mas, para realizar um trabalho que atinja a dor do cliente e o leve a comprar novamente, é preciso ter um processo organizado e bem definido.

Uma falha durante todo esse processo pode botar todo o planejamento a perder.

O sistema CRM de vendas já se mostrou como uma das principais ferramentas. E os resultados de sucesso que ele entrega comprovam isso.

Quer conhecer mais sobre como o CRM de vendas pode auxiliar seu negócio a se tornar uma referência entre seus clientes?

Separamos 6 entre tantos benefícios que esse sistema traz para as organizações.

Confira:

1 – Todas as equipes da sua empresa produzem mais

É o CRM de vendas quem facilita o acesso a informações por qualquer pessoa na empresa.

Ele garante rapidez e foco nas equipes envolvidas. Mas não só a de vendas. Marketing e o próprio serviço de relacionamento com o cliente também se beneficiam.

Produtividade está relacionada a tempo. Uma equipe produtiva passa a criar o mesmo que criava antes, mas em menos tempo.

E você sabe o que isso significa, certo? Um negócio mais produtivo vende mais em um tempo menor que a concorrência.

2 – Seus vendedores vendendo muito mais

Sabe o tempo que seus vendedores precisavam para identificar oportunidades em meio a um mar de leads e prospects?

Já não existe mais.

E as tarefas de juntar todos os dados e informações necessárias para um contato para tentar gerar uma venda?

Terminaram.

O sistema permite que o vendedor navegue com facilidade entre cada categoria de lead.

Ele poderá observar o seu histórico de compra, tipo de relacionamento com seu negócio e dados pessoais.

Mais do que isso, você e sua equipe saberão em que estágio do funil de vendas ele se encontra.

Assim, é possível chegar no lead de maneira muito mais pontual e direta, mas ainda de modo sutil.

Ou seja, é desta forma que se desenvolve uma relação. Mesmo não resultando em venda, a empresa cria o vínculo entre lead e vendedor.

3 – Todos os dados do cliente em um mesmo local

Esse benefício está conectado ao anterior. A facilidade que um sistema CRM proporciona, para gerenciar cada cliente de forma individual, torna a venda muito mais dinâmica.

Rapidez de atendimento e solução acelerada do problema são outros fatores positivos. Afinal, é uma plataforma que apresenta todo o histórico de compra de um cliente.

Ela permite que análises de comportamento e indicação de produtos relacionados funcionem de modo automático.

Isso torna a relação com o cliente mais rápida e humana. Afinal, o sistema permite, de modo automático, que o cliente tenha acesso a tudo o que necessita de modo muito mais ágil.

4 – Você entende melhor a sua empresa e o seu produto

Para que o CRM Estratégico traga resultados para o seu negócio, é essencial que a empresa esteja organizada em seus processos e com foco no cliente.

Assim, o software poderá ser um poderoso aliado. Ele guiará o desenvolvimento de um plano de gestão do relacionamento com o cliente realmente efetivo.

Com o software de vendas, é obrigatório que a empresa conheça muito bem o seu produto. Também o seu mercado e que tipo de cliente irá lidar. Deve ter plena certeza de seu objetivo e onde deseja chegar.

5 – Os clientes entendem melhor a sua empresa e o seu produto

Quando a “lição de casa” é feita, e a empresa tem foco e metas traçadas, é muito mais fácil vender uma ideia e ter o cliente como parceiro em alcançar esses objetivos.

Seu consumidor passa a ter mais segurança ao lidar com uma marca que o entende. Que sabe o que ele precisa (e como precisa), passando a se identificar e gerar valor para essa marca.

Isso, como já dissemos, gera divulgação, reconhecimento e respeito por sua marca. Os frutos podem ser tanto um up sell como novos compradores.

Com isso, você estará garantindo o sucesso de sua empresa. E tudo isso com uma só ferramenta…

6 – O uso do CRM de vendas humaniza seu negócio

Conversar com alguém que já conhecemos facilita tudo. Até mesmo solucionar problemas é mais fácil quando fazemos isso com que já nos é familiar.

E é isso que o CRM de vendas cria entre seu cliente e sua empresa.

O cenário ideal é possível. Você pode ter um contato direto e individual com cada cliente, com todas as informações necessárias para solucionar qualquer tipo de dúvida.

Soluciona as necessidades e desfaz todo tipo de problema relacionado ao seu produto.

Ter a certeza de que se é ouvi traz muito mais segurança ao cliente, que passa a confiar em seu negócio.

Isso garante uma nova venda no futuro. Além, claro, da divulgação espontânea a partir desse cliente para outras pessoas.

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Jilvan Pinheirohttps://www.linkedin.com/in/jilvanpinheiro/
Senior Partner do Grupo Rocket (SoftWrap, UXP e outras empresas). Cursou Economia da Inovação em Harvard, mestrando em Finanças pela FEA-USP, formado em Ciências Físicas e Biomoleculares pela USP.

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